Produtividade: Como ganhar tempo e ser mais produtivo + 10 Super dicas

Praticamente todo ser humano que busca melhorar de vida, busca por resultados acima da média, deseja aumentar sua produtividade.

O fato é que estamos constantemente buscando pela fórmula mágica que vai nos permitir gastar menos tempo, produzindo cada vez mais.

Porém, o que você deve realmente se perguntar é: Como algumas pessoas conseguem trabalhar com eficiência, fazendo uma gestão do tempo quase perfeita, ao mesmo tempo que finalizam seus dias completamente satisfeitos, enquanto outras pessoas tem uma tremenda dificuldade para cumprir uma simples tarefa?

O fato é que todos nós temos as mesmas 24 horas em nosso dia. Ou seja, todos nós dispomos do mesmo tempo, do porteiro ou o mais alto executivo de uma grande empresa.

Por isso, vamos falar sobre produtividade e como conseguir aproveitar melhor e de forma mais eficiente o nosso tempo.



Antes de mais nada, vamos definir o que é produtividade:

Produtividade

substantivo feminino
1. característica ou condição do que é produtivo.
2. capacidade de produzir.

É importante que você entenda que produtividade é diferente de estar atarefado o tempo todo. Muitas pessoas se confundem e costumam ver quem fica o tempo todo "ocupado" como alguém muito produtivo. Só que isso quase nunca é verdade.

As pessoas mais produtivas que eu conheço, são justamente aquelas que conseguem realizar todas as suas tarefas em um pequeno período de tempo.

Na verdade, a maioria esmagadora de pessoas de grande produtividade que conheço, sejam empresários ou profissionais autônomos (normalmente) não trabalham mais que 5 horas por dia de forma efetiva. Diferente dos "ocupados" que chegam a trabalhar 12, 13 até 14 horas por dia.

Conseguir gerir o seu tempo sendo efetivamente produtivo é o segredo para o sucesso, independente da sua área de atuação.

Por mais que cada um de nós tenha o seu próprio conceito de produtividade, a verdade é que todos nós queremos fazer mais em menos tempo.

Qual o segredo da produtividade?

O segredo para ser sempre verdadeiramente produtivo é manter o foco! Simples assim!

Manter o foco no que precisa ser feito, independente das distrações e do quanto você gostaria de fazer outras coisas "mais prazerosas" em curto prazo, é o segredo para conseguir grandes conquistas a longo prazo.

Manter o foco nos permite concentrar em uma única tarefa até completá-la. Esqueça essa história de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Isso só funciona quando realizamos uma atividade intelectual combinada com uma atividade física. Ouvir música e praticar exercícios físicos por exemplo.

E por falar em o que funciona e o que não funciona...

10 Dicas simples para ganhar em produtividade

Para finalizar, gostaria de deixar aqui uma lista com a qual me preocupe sempre e que ajuda muito quando o assunto é ganhar em produtividade. Espero que o ajude a fazer uma análise simples, mas com resultados poderosos!

1. Analise o seu dia e descubra o que está tirando o seu foco.

2. Redes sociais, celular, emails... elimine as distrações de sua vida ou no mínimo marque horários específicos para lidar com elas.

3. Utilize uma lista de tarefas mantendo sempre em primeiro lugar as mais importantes. Assim você evita ter que perder tempo tentando se lembrar do que tem que fazer. 

4. Acostume-se a planejar seu dia para cumprir as tarefas mais importantes primeiro.

5. Experimente organizar a sua semana no domingo à noite. Reserve alguns minutos para isso e sinta a diferença na economia de tempo durante a semana.

6. Aprenda a dizer não e a se recusar a realizar tarefas menos importantes, focando-se nas mais importantes.

7. Evite lidar com pessoas negativas e trabalhe suas emoções para ser cada vez mais positivo.

8. Nunca misture trabalho com lazer. Ou você faz uma coisa ou outra. As duas ao mesmo tempo é a receita para não fazer bem nem uma, nem outra.

9. Aproveite as atividades "automáticas" como exercícios repetitivos ou arrumação da casa, para ouvir podcasts ou audiobooks por exemplo.

10. Cuide do seu corpo. Exercícios físicos, meditação, alimentação saudável e principalmente descanso. Seu corpo precisa de descanso para se recurar. 

Finalizando

Se tornar alguém extremamente produtivo não depende apenas de técnicas e exercícios, você precisa antes de mais nada, descobrir qual o seu propósito.

"Não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir."

Sêneca
Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves
© Copyright Tico Esteves - Todos os direitos reservados