Produtividade: 7 Ações que vão lhe tornar uma pessoa muito mais produtiva

Quantas pessoas você conhece que gostariam de ter mais horas em seu dia? Quantas delas dariam tudo para se tornarem pessoas mais produtivas?

O fato é que o dia tem 24 horas para todos. Então, o que podemos fazer é aproveitar melhor as horas que temos a disposição através da gestão do tempo e do aproveitamento das oportunidades, não buscando horas que não existem e não podem ser criadas.

Já dei algumas dicas interessantes por aqui sobre produtividade. Confira o artigo:

Produtividade: Como ganhar tempo e ser mais produtivo + 10 Super dicas

Por isso, hoje vamos direto ao ponto, ver 7 ações simples para nos tornarmos pessoas mais produtivas. Vamos lá!


1. Conheça o resultado, o caminho vai aparecer.

Você precisa saber para onde quer ir, qual é o resultado que você deseja alcançar. O caminho que você vai percorrer para chegar lá será apresentado, vai aparecer. Tudo o que você precisa é conhecer o resultado. Por exemplo: Ao invés de dizer: "Quero emagrecer" ou "Preciso perder peso" você deve dizer "Vou perder 8 quilos" (ou seja lá quantos quilos você deseja perder, é só um exemplo). Com isso você tem um resultado específico, o caminho, no caso do nosso exemplo, seria os exercícios que deve fazer, a mudança na sua alimentação, etc. Fica bem mais fácil!

2. Registre suas ideias assim que aparecem

Tenha um caderno, um bloquinho ou o que for, para que você possa anotar toda e qualquer ideia que passar pela sua mente assim que ela aparecer. Isso é muito bom e funciona como um filtro, pois muitas vezes, aquela ideia que você imaginava ser fantástica quando apareceu, pode não parecer tão maravilhosa assim depois de alguns dias. Ao passo que, aquela ideia que parecia meio boba quando surgiu, pode se mostrar muito mais importante e interessante do que você imaginava.

3. Tire um dia para se organizar e ganhar tempo

Pare de perder tempo com coisas triviais. Tire um dia para resolver questões como roupas que vai usar em determinada ocasião ou documentos que vai precisar para uma futura reunião. Tenha um dia da semana ou no mínimo algumas horas reservadas para resolver essas questões e pronto, não pense mais nelas.

4. Você não precisa ter resposta para tudo

Aprenda a ignorar certas questões e simplesmente seguir em frente. Você não precisa ter resposta para tudo. As pessoas precisam aprender a resolver seus próprios problemas buscando soluções dentro delas mesmas. Se você costuma resolver tudo para todo mundo, sejam crianças ou adultos, cuidado. Você está criando seres humanos dependentes que vivem apenas em sua zona de conforto. Cuidado! 

5. Seu plano não precisa ser perfeito, apenas feito

Sempre que tiver algo que julga importante e que precisa de algum tipo de planejamento, ou mesmo uma ideia que precisa ser melhor desenvolvida, escreva. Ponha no papel tudo o que vier a mente. Não importa se não é o plano perfeito ou se você não tem todos os passos definidos, apenas escreva. Um rascunho é melhor que uma página em branco. Você não pode editar uma página em branco.

6. Use o poder da visualização

Você deseja alguma coisa? Conhece o resultado final e consegue definir seu objetivo de forma clara? Ótimo! Já ouviu falar em visualizar seus objetivos? Pois é! Você pode e deve usar o poder da visualização ao seu favor. Experimente por pelo menos 5 minutos por dia visualizar seu objetivo, seu resultado final. "Pinte" um quadro completo, com todos os detalhes que puder e se imagine dentro do quadro. Sinta os cheiros, gostos e tudo mais... divirta-se, seja constante e depois me conte o resultado.

7. Peque por ação, nunca por omissão

Sempre que estiver na dúvida se deve agir ou não, aja! O universo gosta de movimento, portanto mova-se! Você consegue se lembrar de quantas vezes acertou simplesmente por ter decidido sair do lugar? Quantos resultados positivos apareceram só porque você deu o primeiro passo? Não perca um minuto do seu tempo duvidando de você ou da sua capacidade de realização. Se não sabe aprenda, se não consegue fazer sozinho, peça ajuda, mas faça alguma coisa, saia do lugar, aja!

Finalizando


São sete ações simples, mas que fazem uma diferença enorme no nosso dia e aumentam absurdamente nossa produtividade. Se proponha a fazer um teste e depois me conte os resultados ok?

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves
© Copyright Tico Esteves - Todos os direitos reservados