Como escrever títulos de qualidade para os seus artigos

Seja em um blog, site, portal, jornal ou revista, não importa, os títulos dos artigos são de vital importância na primeira escolha do leitor (vou ler esse artigo ou não?).

Se o título conseguir despertar curiosidade suficiente ou mesmo conseguir convencer o leitor de que ele vai encontrar naquele artigo o que procura, seu trabalho está feito!

Por isso, vamos ver hoje algumas dicas de como escrever títulos de qualidade para seus artigos:

Nunca Tente Enganar O Leitor


Se existe uma maneira de perder um leitor para o resto da vida é enganá-lo no título! Fazer com que ele pense que vai encontrar um conteúdo que não existe ali!

Apesar de você acreditar que é o grande e todo poderoso blogueiro e que sabe mais que qualquer leitor que chega até o SEU blog (você não pensa assim né?), vai por mim, o seu leitor é muito mais inteligente do que você imagina.

Se quer perder seu leitor de vez, então engane-o com um título que não corresponde ao conteúdo do artigo. Agora, se quer manter seu leitor, escreva seu título baseado em seu conteúdo!

Isso é simples e um fato incontestável! NUNCA tente enganar o leitor!

Escrevendo Para O Leitor: Os Erros De Português

Tome muito cuidado com os erros de português de um modo geral. Não tem nada pior que um título escrito errado. Conjugação verbal errada ou mesmo palavras escritas erradas são imperdoáveis.

Claro que para quem publica muito conteúdo diariamente, é possível acontecer de passar alguma coisa, por mais que você seja cuidadoso e leia e releia o texto antes de publicar (mesmo assim não é desculpa). Agora, palavras bobas escritas de forma incorreta, aí não tem desculpa mesmo.

Hoje em dia o que não falta é corretor ortográfico. Quase todos os programas disponíveis (até os mais básicos) tem corretor ortográfico.

E não preciso nem dizer que não só o título, mas o conteúdo também merece o mesmo cuidado né?

Escrevendo Para O Buscador: Palavras-chave

Se escrever para o leitor exige total atenção com relação aos erros de português, escrever para os buscadores (leia-se Google) é uma ciência (não muito exata, é verdade) que deve ser dominada por quem deseja blogar com seriedade.

Use o máximo de palavras-chave que puder em seu título e na descrição.

Para quem não usa um plugin, ou mesma o espaço para descrição do WordPress (e até mesmo para quem usa eu diria o mesmo) vale prestar atenção e gastar um maior tempo pensando no primeiro parágrafo do seu artigo.

E como estamos falando do título, a tal ciência “quase exata” se aplica aqui!

Conseguir escrever um título com o máximo de palavras-chave possível, sem que com isso o título não venha a perder o sentido ou mesmo se torne confuso para o leitor é coisa de cientista maluco!

A Arte De Fazer Acreditar


Existe um ponto quando se começa a escrever diariamente que eu chamo da “Arte de acreditar”. É um ponto onde eu chego em que acredito que escrevi o melhor artigo que podia e que o título está perfeito (“não tem como ficar melhor”).

E com o tempo e experiência, acabei descobrindo que o “truque” está em fazer o leitor acreditar tanto quanto você!

Isso é quase impossível, mas é com certeza uma experiência muito prazerosa com a qual eu não me importo de gastar um pouco do meu tempo todos os dias.

Não tem como medir isso! Só com a prática mesmo! E eu, do fundo do coração, desejo que você possa passar por isso a medida em que for gostando de escrever e de atualizar seu blog!

Dicas Finais

Agora quero deixar algumas dicas finais para te ajudar a escrever títulos de qualidade para os seus artigos, mas não só:

Surpresa e emoção

Despertar sentimentos no leitor é o primeiro passo para fazer com que ele se interesse em ler o seu artigo. Portanto, seja honesto com o seu título, mas faça com que ele chame atenção. Quanto mais curto e direto melhor! E se vem com emoção melhor ainda!

Listas agradam

Não tem jeito, escrever em formato de lista é uma das coisas que mais agrada aos leitores. Seja contando (10 técnicas para escrever um bom artigo) ou em forma de dicas/truques (Dicas de como escrever bons artigos). Os leitores gostam de listas, entre outras coisas, por um motivo muito simples: Listas quebram a leitura, falam de vários assuntos dentro de um mesmo artigo, ainda que interligados. E principalmente, dão uma pausa para respirar, deixando a cargo do leitor a opção de ler todo o artigo ou saltar algum tópico, sem que isso comprometa o entendimento do texto.

Tutoriais são muito bem-vindos

Escrever tutoriais é algo trabalhoso e que geralmente leva mais tempo que qualquer outro artigo (principalmente quando você é daquele tipo de blogueiro que gosta de explicar tudo nos mínimos detalhes). Trabalhoso e desgastante? Com certeza! Retorno garantido? SIM!!!

Informação quente

Se o seu leitor tiver a certeza de que você repassa tudo o que sabe e que principalmente “não consegue guardar segredo” ou seja, tem sempre um artigo novo e de qualidade falando de coisas que os outros blogs ainda não mostraram, seu blog vai estar sempre um passo a frente da concorrência. Mas para isso é importante dominar seu nicho de mercado e se manter atualizado sempre!

Conclusão

Se você acredita que é muita informação para uma coisa só, vou ressaltar talvez a mais importante dica de todas:

Sempre que for escrever um título, dê preferência para frases curtas e palavras que descrevem de forma clara e direta o conteúdo do artigo.

Não tem como errar!

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves
© Copyright Tico Esteves - Todos os direitos reservados