Como atrair mais visitas para o blog sem mágica

As pesquisas são muitas e são várias as pessoas que chegam até o blog e/ou entram em contato através do email, querendo saber como atrair mais visitas para o blog. Já por aqui, passamos 05 Dicas de como conseguir mais leitores melhorando o seu texto. Porém, ainda continuam chegando as perguntas e por isso vamos falar um pouco mais sobre o assunto hoje!

Tempo É Fundamental


É cada vez mais difícil encontrar blogueiros que conseguem atingir o sucesso (seja lá o que sucesso queira dizer para você) em um curto espaço de tempo.

Hoje em dia, conseguir alcançar uma certa notoriedade e consequentemente ganhar dinheiro com um projeto online é uma missão que exige paciência e principalmente muita determinação e força de vontade.

E é aqui que muita gente pensa e até chega a desistir do blog, pois acreditam que ninguém está interessado no conteúdo que produzem (mesmo julgando que produzem um conteúdo de qualidade). Quando na verdade, as pessoas simplesmente ainda não conhecem ou não tem acesso ao seu conteúdo. Simplesmente isso!

Portanto, antes de pensar em desistir porque as visitas não aparecem, coloque na sua cabeça que leva tempo até que seu blog se torne conhecido o suficiente (tempo e um certo número de artigos publicados). Depois disso, as visitas vão crescendo naturalmente.

Conteúdo é qualidade + quantidade


Ter um conteúdo de qualidade é fundamental para o crescimento a longo prazo de um blog, mas a chave do sucesso mesmo está em conseguir produzir muito, em pouco tempo e sem perder a qualidade.

Para quem me acompanha diariamente, sabe que eu costumo publicar três ou quatro artigos por semana (isso quando não passo de um por dia). Escrever tantos artigos, por mais que eu seja apaixonado pela produção para internet, por si só já é cansativo e exige muita disciplina.

Agora, imagine-se escrevendo 5 ou 10 artigos de qualidade por dia. Pode acreditar, tem gente que faz isso diariamente sem nunca deixar cair a qualidade.

Porém, para nós que somos meros mortais, manter uma média de três artigos publicados por semana já está excelente. O fundamental é ter em mente que, tão importante quanto a qualidade é a quantidade. E que a soma dos dois fatores altera o produto! Ou seja, quanto mais artigos de qualidade você tiver publicado em seu blog, mais visitas você vai ter!

Interagir é essencial

Interagir com outros blogueiros e com os seus leitores é fundamental para conseguir sucesso com o seu projeto! Não adianta só ir seguindo/copiando o que você vê por aí!


Interagindo com outros blogueiros
Interagir com outros blogueiros através de comentários, emails e trocas de ideia é fundamental. Agora, existe uma dica simples, mas que faz toda a diferença: Crie links para outros blogs em seus artigos. Acredite, blogueiros são curiosos por natureza. E uma vez que o seu blog apareça nas estatísticas como fonte de tráfego, o blogueiro que você linkou vai querer no mínimo conferir o que estão "falando dele".

Interagindo com os seus leitores

Interagir com seus leitores é um dos caminhos mais rápidos para conseguir o que eu chamo de "publicidade gratuita eficiente"! Uma vez que um leitor satisfeito sai fazendo "propaganda" do seu blog para todos que conhece (esse tipo de publicidade não tem preço). E se você pensar que bastar responder emails e comentários dos seus leitores de maneira honesta e ajudando com aquilo que você sabe, essa é uma troca maravilhosa!

Artigos sem data de validade


Acho que essa é a melhor dica que eu posso dar para quem está pretendendo, não só atrair mais visitas para o blog, mas também ter artigos de qualidade e que chamem atenção de todos.

Diariamente escrevemos sobre programas, serviços, filmes que vimos, etc. Isso tudo é muito bom, mas se você parar para pensar, são artigos com "prazo de validade".

Afinal, na grande maioria dos casos, as pesquisas (e consequentemente o interesse) vão diminuindo com o tempo. São assuntos datados!

O que podemos fazer é procurar de tempos em tempos, escrever artigos atemporais. Ou seja, artigos que vão ser sempre de interesse das pessoas.

Um exemplo simples de artigo sem data de validade é o seguinte:

Um artigo sobre a última versão do WordPress só será válido e atrairá muitas visitas enquanto essa versão do WordPress for a mais usada. A medida que novas versões forem saindo, o seu artigo vai ficando para trás, até que ninguém mais procure por ele.

Agora, se você escreve por exemplo, um artigo sobre como instalar o WordPress ou mesmo sobre como instalar plugins, as chances que esses artigos tragam visitas para o seu blog durante muito, mas muito tempo mesmo, são bem maiores. Uma vez que o processo de instalação, tanto do WordPress, quanto de seus plugins, muda pouco de uma versão para outra. E mesmo que tenham uma grande mudança, bastaria que você fizesse uma atualização do tutorial.

Porém, se você escreve um artigo sobre a importância de usar o WordPress como CMS para se ter um blog profissional, esse artigo tem uma "vida útil" muuuito maior!

Consegue perceber a diferença? O quanto mais você conseguir que seus artigos deixem de ser datados e passem a ser atemporais, maiores as chances de conseguir tráfego gratuito e de qualidade por muito tempo.

Conclusão

Essas foram mais algumas dicas de como atrair visitas para o blog sem mágica. E não tem mágica mesmo! Basta trabalhar duro e não desistir nunca! Pois o resultado pode demorar a aparecer, mas eu garanto, ele vai aparecer e você não vai se arrepender por ter se dedicado a construir um blog de qualidade!

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves
© Copyright Tico Esteves - Todos os direitos reservados