Pular para o conteúdo principal

Vamos Fazer Um Blog Profissional, Mas Sem Perder O Bom Humor

Está pensando em criar um blog, mas não sabe por onde começar? Ou mesmo já tem um blog, mas está desanimado? Estagnado? Vontade de desistir? Não é exclusividade sua. Você que pensa em criar um blog ou mesmo você que já tem um blog, mas não sabe muito bem o que fazer com ele, vou tentar te ajudar ok?


Faz pouco tempo que meu blog estava parado, entregue as moscas mesmo. Isso porque eu não tinha tempo, não tinha motivação e nem sabia por onde recomeçar.

Assim que eu comecei a olhar a situação mais de perto e estudar a fundo o que eu queria e como chegar lá, as coisas começaram a clarear e os resultados positivos logo apareceram!

Então, pensando em ajudar quem está começando ou quem passou pela mesma situação que eu, vou deixar aqui algumas dicas que me ajudaram e que com certeza vão te ajudar também! Vamos lá!

Estratégia é tudo


Não adianta pensar em começar alguma coisa se você não tem um plano, não sabe o que fazer e nem onde quer chegar. Antes de começar qualquer coisa você precisa definir um plano, traçar uma estratégia e só então partir para a ação!

E isso vale para tudo. Do layout do blog, até o assunto abordando como um todo e em cada artigo. 

Ser Persistente É Uma Necessidade


É muito comum ver alguns blogueiros com anos de estrada que não conseguem sair do lugar. E não conseguem sair do lugar porque não conseguem persistir. Acabam acreditando que é impossível chegar lá.


A verdade é que eles deveriam se perguntar: Como é que você quer chegar a algum lugar se você não consegue continuar trabalhando até os resultados aparecerem? Como é que você quer sair do lugar se você nem sabe ao certo onde quer chegar?

Não existe fórmula mágica! Deixe de perder seu tempo sonhando que você vai conseguir ficar rico com o seu blog que tem pouco mais de 10 artigos publicados. Esqueça isso!

Se você realmente quer ganhar dinheiro e/ou ter sucesso com o seu blog é bom ficar sabendo que isso leva tempo. E que para chegar lá você vai precisar ser persistente acima de tudo.

Quem Não Se Comunica Se Trumbica


Hoje em dia, mais que nunca, as pessoas não tem paciência para uma linguagem muito formal (tirando os veículos que vivem disso). Saber escrever para o seu público não é mais uma virtude, é uma necessidade.

Saber se comunicar e falar a língua do seu público-alvo é fundamental! Simples assim!

Trabalhar De Verdade


Se você quer ter um blog profissional é bom começar a se acostumar com a ideia de que vai trabalhar muito. Pois um blogueiro profissional trabalha muito mais do que você pode imaginar.


A maioria das pessoas não fazem ideia de quanto trabalho dá ter um blog profissional. E vou te dizer, ser blogueiro profissional, nem sempre quer dizer tem um único blog. Na verdade, a maioria dos blogueiros profissionais tem vários blogs e mini-sites que juntos o tornam um profissional (aposto que isso você não imaginava não é mesmo?).

Portanto, essa história de ficar sentado na praia, tomando um drink e vendo o dinheiro cair na sua conta, bem… só nos seus sonhos viu? (e olha que eu sonho muito com isso rs)

Conteúdo É Fundamental


Já falei tanto sobre isso aqui que estou até ficando cansado (mas vou continuar tentando até você me ouvir ok?). Conteúdo de qualidade não é diferencial, é obrigação!

Se quer promover um blog ao status de "blog profissional" então não tem como pensar nisso sem criar um conteúdo de qualidade.


Pense comigo:

Produzir conteúdo de qualidade para o seu blog é bom para você (você ganha, pois passa a ser considerado um especialista dentro do tema que trata). É bom para o leitor (que encontra o que procura e sem ficar com nenhuma dúvida sobre o tema. E leitor satisfeito é sinônimo de mais indicações e consequentemente mais visitas). Então meu amigo, minha amiga, é bom para todos.

Por favor, faça o possível e o impossível para produzir conteúdo de qualidade para o seu blog! Ou então, não reclame e vá escrever um diário!

Dá trabalho! É difícil chegar lá! E mais difícil ainda se manter no topo, mas… vale a pena!

E lembre-se: Bom humor é fundamental!


Ter um blog profissional é ter uma empresa. Porém, na grande maioria dos casos, você é o dono, mas é também o faxineiro, o vendedor, o gerente... você faz tudo!

Por isso, se não tiver bom humor para lidar com as várias situações difíceis e inesperadas que acabam acontecendo no seu dia, você não vai conseguir durar muito nesse meio e muito menos vai se tornar um blogueiro profissional.


Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

05 Maneiras de se organizar e se tornar mais produtivo

Hoje gostaria de falar um pouco sobre organização e produtividade. Já que alguns amigos notaram que retomei alguns trabalhos e ao mesmo tempo estou mantendo outros projetos que estavam parados, agora em dia.
Bom, depois de algum tempo me perdendo entre 3 atividades profissionais diferentes, resolvi que era hora de me dedicar a cada uma delas por inteiro.
O problema é que, apesar de querer, meu dia continuava tendo as mesmas 24 horas de sempre. Então, ou eu encontrava um jeito de me organizar e fazer as horas que tinha render, ou ia acabar enlouquecendo!
Por conta disso, passei a pesquisar pela rede alguma forma de me organizar sem precisar levar mais nada em matéria de programas ou tempo a mais que o necessário. E depois de pesquisar bastante encontrei o ZTD (Zen To Done) que tem me ajudado muito e por isso merece um artigo especialmente para ele (já está agendado! rs).

Agora, o que eu quero mesmo é citar algumas coisas que tenho feito e que tem me ajudado bastante em matéria de orga…

Tenha Um Blog Profissional e Seja o Seu Principal Produto

Muita gente não se dá conta do poder que um blog tem para gerar contatos e até serviços dentro de suas respectivas áreas e ao invés de aproveitar, passam a vida a reclamar das visitas que não tem, do dinheiro que não ganham e da fama que não conquistam.
Quem trabalha diariamente nesse meio, já sabe que blogar (para ganhar dinheiro) é uma atividade profissional como qualquer outra (enfatizando bem a palavra profissional aqui). Mas infelizmente, a maioria das pessoas que está começando não presta atenção, ou não quer saber desse "pequeno detalhe" e acaba se decepcionando e simplesmente deixando de lado a oportunidade incrível que é manter um blog atualizado.
E Por que As Pessoas Desistem?

Vamos pensar um pouco:

Você começa todo empolgado, achando que vai ganhar um dinheiro fácil e ficar rico em dois ou três meses, mas aí… aí… aí a realidade bate a sua porta e você descobre que o buraco é mais embaixo e que ganhar dinheiro com um blog é tão difícil quanto montar um negócio em …

Como criar um negócio on-line do zero

Essa é uma série de vídeos que será publicada no nosso canal sobre como criar um negócio on-line do zero  (aproveite e se inscreva). Vamos passar por todas as principais etapas, procurando facilitar ao máximo o entendimento das informações. Então, vamos começar!
Antes de mais nada, você precisa entender o conceito de renda passiva.
Muita gente acredita que ter uma renda passiva é algo que magicamente vai te dar dinheiro sem que você precise fazer nada para isso. E a verdade é que não é bem assim!

A melhor definição de renda passiva pra mim é:

Um dinheiro e/ou tempo que você investe e que gera um retorno financeiro com o mínimo de trabalho possível.
Entendeu? Eu disse: Um mínimo de trabalho possível. Em momento algum eu disse que você não vai ter mais trabalho nenhum.
Para ficar mais fácil, na verdade bem mais fácil de você entender, vamos pensar em um imóvel. Um apartamento que você compra e depois resolve alugar. O dinheiro que você vai receber do aluguel desse apartamento é a sua r…