Pular para o conteúdo principal

05 Maneiras de se organizar e se tornar mais produtivo

Hoje gostaria de falar um pouco sobre organização e produtividade. Já que alguns amigos notaram que retomei alguns trabalhos e ao mesmo tempo estou mantendo outros projetos que estavam parados, agora em dia.

Bom, depois de algum tempo me perdendo entre 3 atividades profissionais diferentes, resolvi que era hora de me dedicar a cada uma delas por inteiro.

O problema é que, apesar de querer, meu dia continuava tendo as mesmas 24 horas de sempre. Então, ou eu encontrava um jeito de me organizar e fazer as horas que tinha render, ou ia acabar enlouquecendo!

Por conta disso, passei a pesquisar pela rede alguma forma de me organizar sem precisar levar mais nada em matéria de programas ou tempo a mais que o necessário. E depois de pesquisar bastante encontrei o ZTD (Zen To Done) que tem me ajudado muito e por isso merece um artigo especialmente para ele (já está agendado! rs).


Agora, o que eu quero mesmo é citar algumas coisas que tenho feito e que tem me ajudado bastante em matéria de organização e desempenho. Vamos lá!

01. Escreva Suas Tarefas Diárias


Só depois que consegui tornar um hábito escrever minhas principais tarefas para o dia seguinte que as coisas começaram a andar. Não foi difícil aprender. Na verdade foi difícil por em prática, mas depois que consegui, não me vejo vivendo sem!


Escrever 3 tarefas para o dia seguinte e procurar cumprí-las, pode ser bem mais difícil do que você consegue imaginar. Requer disciplina e muita força de vontade. Claro, desde que você seja honesto com você mesmo.

02. Risque Suas Tarefas Diárias


Ao mesmo tempo em que descobri o quanto era importante anotar minhas tarefas para o dia seguinte, também descobri que algumas tarefas não valem o tempo que é gasto para realizá-las.


Claro que com o tempo você começa a se aprimorar e não fica criando tarefas que claramente só servirão para te atrapalhar e fazer com que você perca tempo e energia tentando cumprí-las, para no final das contas descobrir que não valeu a pena. Mas mesmo assim, ainda hoje eu me pego vez ou outra anotando tarefas que sei que não vou cumprir, independente do motivo. E é nessa hora que você tem que estar consciente de seus objetivos para ter discernimento suficiente para não perder tempo. E aí, bom… risque e passe para a próxima! ;)

03. Nem Tudo Dá Tão Certo


Evite a tentação de querer seguir tudo o que tem planejado para o seu dia aconteça o que acontecer. Isso não existe! Ninguém consegue fazer com que tudo dê tão certo o tempo todo. Você vai acabar é se estressando e a sua obsessão vai acabar deixando as pessoas ao seu redor nervosas. Afetando a produtividade de todos.


Acho que por isso o ZTD tem sido tão bom para a minha vida. A ideia de que menos é mais nunca fez tanto sentido.

Perder tempo criando mil tarefas que você sabe que não vai, não tem como cumprir, é um tiro no pé!

E por mais que você consiga resumí-las, vão existir algumas que você não vai conseguir realizar como gostaria. Outras que vai até cumprir, mas que não vai ficar satisfeito com o resultado. Independente de qualquer coisa (até da opinião alheia) não se perca tentando fazer com que tudo dê certo o tempo todo.

O segredo aqui está em não se martirizar por isso. Nem tudo dá tão certo. Nem tudo dá certo o tempo todo. Entenda e aceite isso! Faça o melhor que puder, mas não perca seu tempo pensando no quanto podia ter feito melhor, depois que terminar. Faça o melhor e quando terminar, faça o melhor na próxima. E simplesmente siga em frente!

04. Seu Dia Precisa Começar E Terminar


Não adianta nada você estabelecer tarefas que vão além do horário que você tem para terminá-las. Você precisa ter disciplina o suficiente para saber quando é a hora de parar.


A dica é simples e direta: Você precisa saber a hora de começar e a hora de parar!

Se o seu horário de trabalho é de 8 horas por dia, então não saia do trabalho e continue pensando nele. Faça o máximo, faça bem feito, mas passadas as 8 horas, esqueça o trabalho e não se culpe por isso.

Se você tem 2 horas livres para fazer algo em casa que precisa ser feito. Gaste as duas horas e faça bem feito, mas são 2 horas, não 2 horas e 10 minutos. São 2 horas e pronto! Não deu tempo? Azar! Seja mais eficiente da próxima vez, mas não se martirize por isso. Aprenda a fazer melhor em menos tempo ou termine outro dia. Seja como for, você tem que saber a hora de começar e principalmente a hora de terminar!

05. Você Merece Um Prêmio


Se você realmente decidiu se organizar e fez de tudo para manter uma agenda, manter uma lista de tarefas que você efetivamente consegue cumprir, então é hora de se dar um prêmio.


Isso mesmo! Você deve se dar um prêmio por seu esforço e dedicação. Você merece!

Faça um passeio até um lugar que te faz bem, passe um tempo com alguém que você  goste. Compre aquela camisa que você está namorando faz tempo, enfim… se dê um prêmio a altura de suas relações/conquistas. Seja justo com você mesmo.

No meu caso, antes eram idas ao cinema com a noiva. Agora, são noites vendo "Sobrenatural" no DVD com a esposa (ela gosta de ver e eu gosto de estar com ela! ;) ). É uma coisa simples, mas que só agora podemos aproveitar (e me faz bem demais!). Além daqueles 5 minutos de procrastinação básica a cada tarefa cumprida. rs

E você? O que você faz para se organizar? Já conhece o ZTD? Quais os seus prêmios favoritos? 

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Fazer Um Blog Profissional, Mas Sem Perder O Bom Humor

Está pensando em criar um blog, mas não sabe por onde começar? Ou mesmo já tem um blog, mas está desanimado? Estagnado? Vontade de desistir? Não é exclusividade sua. Você que pensa em criar um blog ou mesmo você que já tem um blog, mas não sabe muito bem o que fazer com ele, vou tentar te ajudar ok?

Faz pouco tempo que meu blog estava parado, entregue as moscas mesmo. Isso porque eu não tinha tempo, não tinha motivação e nem sabia por onde recomeçar.

Assim que eu comecei a olhar a situação mais de perto e estudar a fundo o que eu queria e como chegar lá, as coisas começaram a clarear e os resultados positivos logo apareceram!
Então, pensando em ajudar quem está começando ou quem passou pela mesma situação que eu, vou deixar aqui algumas dicas que me ajudaram e que com certeza vão te ajudar também! Vamos lá!
Estratégia é tudo
Não adianta pensar em começar alguma coisa se você não tem um plano, não sabe o que fazer e nem onde quer chegar. Antes de começar qualquer coisa você precisa def…

Trabalhar em casa: Como começar com pouco dinheiro

É certo que tentar aprender como ganhar dinheiro online e trabalhar em casa não é fácil como algumas pessoas estão tentando te fazer acreditar.
Porém, você e qualquer pessoa que queira trabalhar em casa e esteja disposta a seguir os passos fundamentais do empreendedorismo online, vai ter sucesso! Isso eu posso garantir!


Hoje eu vou mostrar nesse artigo, como qualquer pessoa, seja lá qual for a sua situação financeira, pode começar a trabalhar em casa e com pouco dinheiro, com um baixo investimento, conseguir ter seu próprio negócio online de forma lucrativa e a médio e longo prazo.
Importante:Este artigo foi pensando e é voltado para pessoas que querem ter um negócio online para trabalhar em casa com pouco investimento e não para quem sonha em ganhar dinheiro sem precisar investir nada (até é possível ganhar dinheiro na internet sem um investimento inicial, mas leva muito mais tempo e não vamos tratar disso hoje).

Como trabalhar em casa com pouco dinheiro
Começar a trabalhar em casa é…

O Que É E Quais Os Principais Tipos de Infoprodutos do Mercado

Conhecidos também como "Produtos de Informação" ou "produtos digitais", os infoprodutos sempre figuram entre os produtos mais vendidos pela internet. Seja por sua facilidade de confecção ou pelo baixo custo, o certo é que os produtos digitais vieram para ficar e estão cada vez mais presentes na nossa vida on-line.
E justamente por ter os produtos digitais tão presentes que resolvi escrever esse artigo e apresentá-los para quem não os conhece e até mesmo abrir um pouco a mente de quem já tem algum contato e se dispõe a ganhar dinheiro com infoprodutos.

Antes de continuar, vamos primeiro entender o que de fato é um infoproduto:

Resumidamente podemos dizer que um infoproduto é um produto em formato digital. E na grande maioria das vezes está ligado ao entretenimento ou aprendizado. Gosto de definir um infoproduto como algo que pode até vir a existir no "mundo real", mas que nasce para existir apenas na internet.
Alguns exemplos de infoprodutos:

Ebooks ou Li…