Pular para o conteúdo principal

O Que É E Quais Os Principais Tipos de Infoprodutos do Mercado

Conhecidos também como "Produtos de Informação" ou "produtos digitais", os infoprodutos sempre figuram entre os produtos mais vendidos pela internet. Seja por sua facilidade de confecção ou pelo baixo custo, o certo é que os produtos digitais vieram para ficar e estão cada vez mais presentes na nossa vida on-line.

E justamente por ter os produtos digitais tão presentes que resolvi escrever esse artigo e apresentá-los para quem não os conhece e até mesmo abrir um pouco a mente de quem já tem algum contato e se dispõe a ganhar dinheiro com infoprodutos.


Antes de continuar, vamos primeiro entender o que de fato é um infoproduto:

Resumidamente podemos dizer que um infoproduto é um produto em formato digital. E na grande maioria das vezes está ligado ao entretenimento ou aprendizado. Gosto de definir um infoproduto como algo que pode até vir a existir no "mundo real", mas que nasce para existir apenas na internet.

Alguns exemplos de infoprodutos:

Ebooks ou Livros Digitais

Um eBook ou livro digital é um exemplo perfeito de infoproduto e com certeza o mais conhecido de todos. Ao escrever e disponibilizar um eBook para download, seja ele gratuito ou não, o seu produto não existe de fato, apenas online. 

Isso quer dizer que você tem um produto que não é físico, apesar de ter reconhecida sua existência.

AudioBooks

Assim como os eBooks, os AudioBooks são infoprodutos perfeitos. A única diferença, como o próprio nome denuncia é que um é para leitura, enquanto o outro usa um arquivo de áudio para passar sua mensagem.

Podcasts

Os Podcasts parecem um programa de rádio com tema específico e geralmente criado por um grupo de pessoas. Quase sempre gravado em conferência e com programas do tipo Skype, sem dúvida uma alternativa válida para quem quer um infoproduto diferente e apelativo.

Screencasts

Os Screencasts são vídeos criados a partir da gravação em forma de vídeo do que acontece na tela do seu computador em tempo real, sendo posteriormente editado. Os Screencasts são muito usados para cursos e/ou tutoriais sobre determinados programas e serviços que encontramos pela rede.

Revistas Online Ou eMagazines

As eMagazines não são tão comuns no Brasil, mas são responsáveis por grandes rendimentos mundo a fora. E se você é capaz de gerar conteúdo de qualidade sobre um determinado tema e ainda conseguir unir em um mesmo projeto várias pessoas com conhecimento e capacidade de sintaxe, você tem um grande infoproduto nas mãos. Basta saber como inserí-lo no mercado Brasileiro.


Sites Fechados

Sites e blogs fechados ou com parte de seu conteúdo aberto apenas para associados também ainda são raros aqui no Brasil, mas muito utilizados em outros países como um infoproduto de grande sucesso. Claro que para conseguir destaque e consequentemente ganhar dinheiro com esse infoproduto, primeiro você precisa ser capaz de gerar grande interesse pelo conteúdo exclusivo do site.

Cursos em vídeo

E por último, mas não menos importante (não mesmo) estão os cursos em vídeo. Se os ebooks são os produtos mais fáceis de serem feitos, os vídeos são os mais bem aceitos. Um curso em vídeo agrega um enorme valor! Você grava o conhecimento que você deseja passar em uma sequência de vídeos e os disponibiliza através de uma plataforma, onde os membros possam ter acesso através de login e senha. 

Concluindo

Agora que você já sabe o que é um infoproduto e quais os principais tipos de infoprodutos existentes hoje no mercado, espero que você consiga também passar sua mensagem e ganhar dinheiro na internet com seus infoprodutos.

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

05 Maneiras de se organizar e se tornar mais produtivo

Hoje gostaria de falar um pouco sobre organização e produtividade. Já que alguns amigos notaram que retomei alguns trabalhos e ao mesmo tempo estou mantendo outros projetos que estavam parados, agora em dia.
Bom, depois de algum tempo me perdendo entre 3 atividades profissionais diferentes, resolvi que era hora de me dedicar a cada uma delas por inteiro.
O problema é que, apesar de querer, meu dia continuava tendo as mesmas 24 horas de sempre. Então, ou eu encontrava um jeito de me organizar e fazer as horas que tinha render, ou ia acabar enlouquecendo!
Por conta disso, passei a pesquisar pela rede alguma forma de me organizar sem precisar levar mais nada em matéria de programas ou tempo a mais que o necessário. E depois de pesquisar bastante encontrei o ZTD (Zen To Done) que tem me ajudado muito e por isso merece um artigo especialmente para ele (já está agendado! rs).

Agora, o que eu quero mesmo é citar algumas coisas que tenho feito e que tem me ajudado bastante em matéria de orga…

Tenha Um Blog Profissional e Seja o Seu Principal Produto

Muita gente não se dá conta do poder que um blog tem para gerar contatos e até serviços dentro de suas respectivas áreas e ao invés de aproveitar, passam a vida a reclamar das visitas que não tem, do dinheiro que não ganham e da fama que não conquistam.
Quem trabalha diariamente nesse meio, já sabe que blogar (para ganhar dinheiro) é uma atividade profissional como qualquer outra (enfatizando bem a palavra profissional aqui). Mas infelizmente, a maioria das pessoas que está começando não presta atenção, ou não quer saber desse "pequeno detalhe" e acaba se decepcionando e simplesmente deixando de lado a oportunidade incrível que é manter um blog atualizado.
E Por que As Pessoas Desistem?

Vamos pensar um pouco:

Você começa todo empolgado, achando que vai ganhar um dinheiro fácil e ficar rico em dois ou três meses, mas aí… aí… aí a realidade bate a sua porta e você descobre que o buraco é mais embaixo e que ganhar dinheiro com um blog é tão difícil quanto montar um negócio em …

Como criar um negócio on-line do zero

Essa é uma série de vídeos que será publicada no nosso canal sobre como criar um negócio on-line do zero  (aproveite e se inscreva). Vamos passar por todas as principais etapas, procurando facilitar ao máximo o entendimento das informações. Então, vamos começar!
Antes de mais nada, você precisa entender o conceito de renda passiva.
Muita gente acredita que ter uma renda passiva é algo que magicamente vai te dar dinheiro sem que você precise fazer nada para isso. E a verdade é que não é bem assim!

A melhor definição de renda passiva pra mim é:

Um dinheiro e/ou tempo que você investe e que gera um retorno financeiro com o mínimo de trabalho possível.
Entendeu? Eu disse: Um mínimo de trabalho possível. Em momento algum eu disse que você não vai ter mais trabalho nenhum.
Para ficar mais fácil, na verdade bem mais fácil de você entender, vamos pensar em um imóvel. Um apartamento que você compra e depois resolve alugar. O dinheiro que você vai receber do aluguel desse apartamento é a sua r…