FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP DE E-MAILS   

Ser Blogueiro Profissional: Será que eu tenho o perfil certo?

Por conta da quantidade de contatos que recebo diariamente sobre como começar um blog ou como começar a blogar de maneira correta, etc. (variações mil, mas o conteúdo é quase sempre o mesmo), resolvi focar em uma das perguntas que mais me fazem, deixando aqui a minha opinião sobre o que é preciso para se começar a pensar em ser um Blogueiro Profissional. Mas principalmente para tentar ajudar e orientar quem está começando.


Então, chega de enrolar e vamos direto ao assunto!

Será que eu tenho o perfil certo?

Todo mundo sabe e eu não vou mais ficar batendo na mesma tecla de que todos os dias são criados milhões de blogs pelo mundo certo? E da mesma forma que são criados, são deletados ou apenas deixados de lado, esquecidos!

Infelizmente a grande maioria das pessoas que começa um blog simplesmente não tem o menor talento natural para a coisa, não quer saber de aprender, se esforçar, estudar, e isso fica fácil de ver!

Vamos pensar um pouco:

Se você deseja ter um blog, não interessa se por hobby ou para ganhar um dinheiro extra e até mesmo como profissão (vamos falar sobre isso depois), o mínimo que você precisa é saber escrever corretamente.

Estou falando de português claro e simples!

Veja bem, não sou nenhum professor de português. Cometo meus erros e quase sempre deixo passar algumas coisas que chegam a dar arrepios. Mas o fato é que procuro me cuidar e principalmente aprender e melhorar sempre.

Portanto, se você está pensando mesmo em se tornar um blogueiro, seja lá por qual motivo for, antes de mais nada, pense se você gosta de escrever e se leva jeito. Se tem dúvidas sérias sobre isso, talvez você devesse antes de mais nada, procurar se informar e aprender o básico, para só então pensar em mostrar o seu texto para alguém.

Não tenha vergonha em admitir que não sabe. Ninguém nasce sabendo. E essa é a mais pura verdade. Ninguém nasce sabendo, mas pode aprender.

Como começar com o pé direito


Eu sei que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia (e se alguém quiser comprar aceito cartão e/ou posso emitir um boleto). Mas ainda assim, vou tentar.


Antes de pensar em começar um blog, comece por encontrar blogueiros que te inspirem. Que tenham um texto que te agrade, te prenda até o fim e passe a acompanhá-los.

Comece a prestar atenção não só nas palavras (eu acredito que a melhor forma de se aprender a escrever é lendo e muito), mas na forma como eles editam cada texto.

Será que você presta atenção nos artigos que lê? Você já reparou que muitos blogueiros (inclusive eu) tem como norma dividir os textos em partes, separando-os com títulos e subtítulos de fontes (tamanho da letra) grandes e assuntos que se completam, mas que poderiam muito bem ser abordados separadamente? (ainda vamos falar especificamente sobre edição de texto, diagramação, etc.).

Por hora, comece a prestar atenção na forma como os blogueiros que você acompanha costumam montar seus artigos. Da forma como separam os textos, até o uso de imagens.

Eu sei que a tentação é grande e que a vontade é de sair correndo para criar um blog gratuito com o seu layout padrão, só para sair escrevendo, mas vai por mim, você não vai ter duas chances de causar uma boa primeira impressão.

Por mais que seja fácil começar um blog hoje, se você fizer isso sem um mínimo de planejamento, vai se arrepender amargamente. E não estou aqui para te desencorajar. Pelo contrário!

O que eu quero é que você comece logo sim, mas sabendo o que está fazendo.

Sei que se você estudar e se planejar bem, vai evitar muitas dores de cabeça e principalmente todo o trabalho que teria para corrigir os erros que fatalmente vai cometer.

Eu não tenho tempo a perder


Se você realmente tem o sonho de se tornar um blogueiro, a sua idade não importa e muito menos o que você faz ou deixa de fazer. Tudo o que importa é que você tenha certeza daquilo que quer.

Se o fato de não ter mais tempo a perder tem algum peso, você deve colocar todo esse peso em ter certeza se é isso mesmo que você quer. Aí entra de fato o tempo que eu mencionei antes. Tempo para ler, estudar e aprender. É durante esse tempo que você vai conseguir a certeza de querer ou não entrar nessa!

A única coisa que posso garantir com 100% de certeza é que você vai ter muito trabalho pela frente, independente se você escreve bem ou não, se você sabe aprender com os erros dos outros ou se precisa cometer os seus próprios erros.

Blogar é uma atividade como qualquer outra. Você vai cair, se machucar, por vezes se arrepender de uma ou outra coisa e o pensamento em desistir vai estar o tempo todo rondando você. E então, como dizem os grandes "comandantes", é aí que você descobre do que é feito!

Portanto, se você deseja do fundo do coração ser blogueiro, não perca tempo querendo fazer tudo de qualquer jeito. Leia, estude, aprenda e só então se aventure.

Te garanto, por mais que pareça distante e trabalhoso criar e desenvolver um blog de qualidade, com textos próprios e um layout ideal, tudo vale a pena! A aventura vale a pena! Não duvide. Apenas tenha certeza de que é isso que você quer e não se envergonhe se essa não for a sua praia. Afinal, existem milhares de aventuras esperando para serem vividas, a "Blogosfera" não é a única terra a ser desbravada!

Pense nisso e evite ser mais um a perder tempo, dinheiro e oportunidades!

Se vai fazer, faça de coração. Ou então não faça!

Um blogueiro é acima de tudo profissional



Se você ainda está aí e não desanimou (a intenção não foi essa, juro), quer começar mesmo essa história de de ser Blogueiro Profissional, então vamos falar um pouco sobre alguns pontos e características que são fundamentais e que podem ser identificados em todo blogueiro de sucesso.

A concorrência hoje em dia está tão grande e a quantidade de blogs que tratam de um mesmo tema é tanta, que se você não se profissionalizar será apenas mais um. E mesmo que o seu objetivo seja apenas blogar por hobby, duvido muito que com o tempo você se contente com tão pouco.

Agora, se você quer mesmo se destacar da concorrência e até mesmo para saber se é isso mesmo que você quer, blogar, é bom começar pensando sobre esses pontos e se você tem algo em comum com as características citadas abaixo (ou pode se esforçar para desenvolvê-las).

Um Blogueiro Profissional Gosta de Escrever


Acredito que eu tenha deixado bem claro até aqui o quanto é importante gostar de escrever e aprender a escrever bem, mas nunca é demais reforçar.

Ter vontade de escrever e prazer em ver seu artigo publicado é uma característica básica de todo e qualquer blogueiro de sucesso.

Se você é do tipo que morre de vontade de escrever, seja lá qual o tema, você tem um blogueiro em potencial dentro de você só esperando para ser libertado!

E não preciso nem dizer que o "gostar de escrever" anda junto e de mãos dadas com o "gostar de ler". Aliás, não consigo ver um coisa separada da outra.

Um Blogueiro Profissional Tem Disciplina



Algo que não se perdoa no mundo dos blogs é o abandono. Quando você assume a posição de escritor, consequentemente você passa a ter leitores. E os leitores não perdoam nunca um blog abandonado. Até por isso bati tanto na tecla de que você precisa ler, estudar e aprender com outros blogueiros.

Tudo bem, você pode usar a desculpa de que não tem tempo para atualizar o blog, afinal, você tem milhares de coisas para resolver e faz tudo ao mesmo tempo, mas…

Uma das características principais que temos em comum entre praticamente todos os blogs de sucesso é a sua atualização constante, mas não só! Além de serem atualizados constantemente, os blogs de maior sucesso tem em comum a figura de seus autores como alguém confiável, alguém com quem se pode contar e invariavelmente alguém que tem um profundo conhecimento sobre aquilo que escreve.

Portanto, se você deseja mesmo ser um blogueiro sério, precisa antes de mais nada passar essa seriedade em seus textos (e não importa quantas coisas você tem para fazer por dia, organize-se e faça o que tem que fazer. Sem desculpas!).

Importante: Não confunda passar seriedade em um texto, com um texto “duro”, “sem sal”. Você pode e deve brincar com os seus leitores.

Um Blogueiro Profissional Respeita


Além de esperar uma atualização constante do blog, os leitores também esperam ser respeitados. E nessa área em que atuamos, você não deve nunca menosprezar um blogueiro que está começando e muito menos esnobar ninguém. Aliás, você não deveria esnobar ninguém em qualquer área. Enfim…

O fato é que os leitores merecem e esperam o seu respeito. E isso se traduz respondendo os comentários e e-mails que recebe, além do comprometimento com o que você publica.

Se promete uma série de artigos sobre determinado assunto, cumpra. Se promete escrever um texto sobre algo que um leitor lhe perguntou, cumpra.

Acredite em mim quando digo que todo e qualquer leitor merece o seu respeito e você só tem a ganhar com isso.

Um Blogueiro Profissional é Honesto


Faz parte do respeito com o leitor, mas achei melhor separar esse tópico para não deixar nenhuma dúvida sobre o que eu penso a respeito. Seja lá um mundo ideal, utópico, pode ser, mas é no que eu acredito.

E por isso, com muita sinceridade que eu peço: Se você pensa em começar um blog tentando se aproveitar de contatos, textos alheios ou qualquer coisa do tipo, não faça isso!

Não existe lugar na internet (e nem em qualquer outro lugar, na minha humilde opinião) para gente desonesta (ao menos no meu mundo). Tudo o que a Blogosfera menos precisa agora é de mais um blog de plágios ou do fulano que é amigo do beltrano.

Um Blogueiro Profissional Gosta de Aprender e Ensinar


Se você realmente deseja se tornar um blogueiro, você precisa antes de mais nada gostar de aprender e gostar de ensinar na mesma medida.

Ser humilde o suficiente para saber que sempre vai existir alguma coisa nova para aprender é tão importante quanto saber que sempre vai existir alguém que vai precisar da sua ajuda.

Mesmo quem não publica tutoriais, que são formas de ensinar mais diretamente, sempre acaba recebendo perguntas sobre como conseguiu fazer tal coisa ou mesmo sobre o tema principal de cada artigo.

Então fique sabendo que, um blogueiro de verdade sente prazer em aprender coisas novas e tem paciência e sente tanto ou mais prazer ao ensinar o que sabe para todos os que querem aprender.

Um Blogueiro Profissional Trabalha Duro


Ainda que você queira criar um blog apenas para divulgar suas ideias, sem maiores pretensões, blogar é uma atividade extremamente trabalhosa. Ser blogueiro dá trabalho e muito.

Hoje não basta apenas escrever e publicar. A escrita, edição e publicação de um artigo é apenas um pequeno passo dentro de um universo muito mais complexo.

Para conseguir que seus artigos sejam lidos você precisa aprender o mínimo sobre técnicas de SEO (otimização para motores de busca), estar presente nas principais redes sociais, visitar e promover outros blogs, seja através de comentários, seja através de artigos em seu blog. Participar de fóruns, debates e tudo mais que aparecer (meter a cara sem medo mesmo). E tudo isso dá trabalho, dá muito trabalho!

Por isso, se você realmente quer se tornar um blogueiro de verdade, você precisa desde já estar ciente de que o trabalho é grande e de que os resultados vão demorar para aparecer.

Um Blogueiro Profissional Tem Iniciativa


Se você é do tipo de pessoa que precisa ser mandado para fazer qualquer coisa, então com certeza a Blogosfera não é o lugar ideal para você. Para conseguir sucesso como blogueiro você precisa antes de qualquer outra coisa ser uma pessoa com iniciativa!

Uma das características mais marcantes de um blogueiro de sucesso é sair na frente e falar sobre o que é novo ou mostrar o velho com novos olhos. Seja como for, ter sempre a iniciativa e "dar a cara pra bater" sem medo.

Se você quer mesmo ser blogueiro, você precisa gostar de escrever, ter disciplina, respeito e ser honesto. Precisa ter vontade de aprender e paciência para ensinar. E principalmente, estar disposto a trabalhar duro e ter a coragem de ser o primeiro, de colocar seu nome e seu rosto naquilo que faz e por o dedo na ferida quando for preciso.

É certo que não existe receita pronta, mas também é certo que se conseguir reunir as características que citei acima, conseguirá se tornar um blogueiro de sucesso!

Seguindo em frente


Acredito que nesse ponto não exista mais ninguém que ainda tenha alguma dúvida com relação a sua vontade de ser blogueiro ou não, certo?

Pensando assim (esse artigo já está enorme), em um próximo artigo vamos começar a falar do ato de blogar propriamente dito. E vamos ver todos os pontos necessários para criar um blog de sucesso e se manter blogando por bons e longos anos.

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

BAIXE SEU LIVRO GRÁTIS!

Publicado por Tico Esteves

Apaixonado pela vida e a família. Um Empreendedor Digital buscando ajudar as pessoas e devolver ao mundo tudo de bom que recebe. Além de ser um defensor ferrenho da lei da reciprocidade.

Saiba mais clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário