Pular para o conteúdo principal

SEO - A qualidade do conteúdo é importante para o SEO?

Depois de criar um site é provável que você queira fazer algum trabalho de SEO nele para que aumentem suas chances de ser visto por relevantes usuários dos mecanismos de busca. Hoje em dia existem muitas maneiras pelas quais você pode abordar o SEO, e devido ao grande número de ferramentas gratuitas disponíveis, você pode fazer tudo sozinho, considerando, é claro, que seu site não é muito grande. Mas antes de começar você deve compreender plenamente a importância de conteúdo de qualidade para SEO, para que você não desperdice seus recursos em trivialidades, negligenciando o essencial.



Antes de mais nada vamos entender o que é SEO:


SEO - Search Engine Optimization (do inglês) ou otimização para mecanismos de busca (português) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros. O termo SEO (do inglês) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. 

Separando bons sites de sites ruins



Se você já leu alguma coisa sobre SEO provavelmente já está familiarizado com o ditado popular (na rede) "o conteúdo é rei". Muitos profissionais de SEO que escrevem em blogs são defensores desse slogan e muitos deles o consideram claramente resumindo que seu trabalho é tudo. Mas por que um bom conteúdo é realmente tão importante? 

A resposta é simples: porque mostra a diferença entre os sites que são construídos para os mecanismos de busca e aqueles que são construídos para as pessoas. Aqueles que fornecem informações úteis aos seus usuários se destacam perante aqueles que têm a tomada de dinheiro através de publicidade, marketing afiliado e links como um único objetivo.

O valor do conteúdo


Um bom conteúdo possui o potencial para trazer tráfego orgânico, ou seja, aumentar o número de visitas de um site sem ter que gastar dinheiro na compra para um rank mais alto nos mecanismos de busca. Ele fornece valor para os usuários, sendo capaz não só de atrair novos, mas também para manter os visitantes regulares e fiéis. Conteúdo de qualidade representa a base do trabalho de SEO realizada em um site e tem o poder de aumentar ao mesmo tempo a credibilidade e a classificação nos mecanismos de busca.

É muito simples: você pode criar um site para os mecanismos de busca, que visam apenas trazer a maior quantidade de visitantes possível a fim de ganhar dinheiro com publicidade ou com várias ofertas, ou você pode fazer um site inteiramente para os usuários, e ver o dinheiro como algo que virá naturalmente quando você está bem estabelecido.

O primeiro é mais rápido de realizar e pode ter resultados a curto prazo, mas não é nem ético nem sustentável. Este último leva tempo, esforço, pode ser caro e, normalmente, torna-se rentável somente depois de alguns meses, mas é confiável e se for bem gerido pode ser altamente gratificante.

Um site criado para mecanismos de busca enfatiza na quantidade e não na qualidade: ele apresenta conteúdo abundante, mas sem se preocupar muito com a relevância. Pode cobrir um tópico ou múltiplos, e oferece informações diversas que, embora agradável para um mecanismo de busca, é de pouco ou nenhum valor real para os usuários. 

Um site que tem como alvo usuários é exatamente o oposto: o conteúdo que ele possui é geralmente menos abundante, mas muito mais relevante, e suficientemente diferente, que diverte ou instrui o usuário.

Os benefícios de ter conteúdo de qualidade


Adicionando informações úteis e um conteúdo de qualidade em seu site você só tem a ganhar. São inúmeras vantagens, incluindo as seguinte:

Ranking

Conteúdo de qualidade aumenta o seu ranking nos mecanismos de busca. Os mais utilizados, como Google e Bing, favorecem sites relevantes e informativos. Seus algoritmos são constantemente atualizados, a fim de avaliar melhor um bom conteúdo e separar os sites pobres e sem qualidade.

Links

Um bom conteúdo também significa que mais pessoas irão linkar para o seu site. Isto contará para os mecanismos de busca definirem seu ranking, mas também pode ter outras vantagens. Por exemplo, se você é realmente reconhecido em sua área ou em seu nicho de mercado, os usuários irão notar e você será recomendado para os outros. Isto irá enviar os usuários relevantes para o seu site e estes estarão muito mais propensos do que os usuários que chegaram através dos mecanismos de busca a comprar as suas ofertas.

Reputação

Finalmente, um bom conteúdo ajuda você a se estabelecer rapidamente. Isso faz você ser mais confiável e afirma que você é um expert em sua área e que leva as coisas a sério. Não é fácil sobreviver na web hoje em dia - há inúmeras alternativas - e conteúdo de qualidade é importante quando se trata de consolidar a sua posição.

Obtendo um bom índice


A menos que seu site seja muito pequeno ou um blog pessoal, será difícil para você atualizar o conteúdo por si só. É muito melhor se você ficar com as tarefas de gestão e obter alguns contribuintes para lhe ajudar ou, se você tem os recursos, uma empresa profissional também.

É crucial que você não tenha compromissos; focando-se na criação de conteúdo em primeiro lugar. Especialmente hoje, quando a criação de um site grátis é uma coisa acessível, você não tem desculpa para não direcionar seus esforços em relação ao conteúdo. Em resumo, se você criar um site e esperar que ele seja visitado por pessoas, você deve ter conteúdo. Essa é a base do SEO (feito pensando no futuro, longo prazo), vem em primeiro lugar sempre e não há substituto para isto.

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Fazer Um Blog Profissional, Mas Sem Perder O Bom Humor

Está pensando em criar um blog, mas não sabe por onde começar? Ou mesmo já tem um blog, mas está desanimado? Estagnado? Vontade de desistir? Não é exclusividade sua. Você que pensa em criar um blog ou mesmo você que já tem um blog, mas não sabe muito bem o que fazer com ele, vou tentar te ajudar ok?

Faz pouco tempo que meu blog estava parado, entregue as moscas mesmo. Isso porque eu não tinha tempo, não tinha motivação e nem sabia por onde recomeçar.

Assim que eu comecei a olhar a situação mais de perto e estudar a fundo o que eu queria e como chegar lá, as coisas começaram a clarear e os resultados positivos logo apareceram!
Então, pensando em ajudar quem está começando ou quem passou pela mesma situação que eu, vou deixar aqui algumas dicas que me ajudaram e que com certeza vão te ajudar também! Vamos lá!
Estratégia é tudo
Não adianta pensar em começar alguma coisa se você não tem um plano, não sabe o que fazer e nem onde quer chegar. Antes de começar qualquer coisa você precisa def…

Trabalhar em casa: Como começar com pouco dinheiro

É certo que tentar aprender como ganhar dinheiro online e trabalhar em casa não é fácil como algumas pessoas estão tentando te fazer acreditar.
Porém, você e qualquer pessoa que queira trabalhar em casa e esteja disposta a seguir os passos fundamentais do empreendedorismo online, vai ter sucesso! Isso eu posso garantir!


Hoje eu vou mostrar nesse artigo, como qualquer pessoa, seja lá qual for a sua situação financeira, pode começar a trabalhar em casa e com pouco dinheiro, com um baixo investimento, conseguir ter seu próprio negócio online de forma lucrativa e a médio e longo prazo.
Importante:Este artigo foi pensando e é voltado para pessoas que querem ter um negócio online para trabalhar em casa com pouco investimento e não para quem sonha em ganhar dinheiro sem precisar investir nada (até é possível ganhar dinheiro na internet sem um investimento inicial, mas leva muito mais tempo e não vamos tratar disso hoje).

Como trabalhar em casa com pouco dinheiro
Começar a trabalhar em casa é…

Tenha Um Blog Profissional e Seja o Seu Principal Produto

Muita gente não se dá conta do poder que um blog tem para gerar contatos e até serviços dentro de suas respectivas áreas e ao invés de aproveitar, passam a vida a reclamar das visitas que não tem, do dinheiro que não ganham e da fama que não conquistam.
Quem trabalha diariamente nesse meio, já sabe que blogar (para ganhar dinheiro) é uma atividade profissional como qualquer outra (enfatizando bem a palavra profissional aqui). Mas infelizmente, a maioria das pessoas que está começando não presta atenção, ou não quer saber desse "pequeno detalhe" e acaba se decepcionando e simplesmente deixando de lado a oportunidade incrível que é manter um blog atualizado.
E Por que As Pessoas Desistem?

Vamos pensar um pouco:

Você começa todo empolgado, achando que vai ganhar um dinheiro fácil e ficar rico em dois ou três meses, mas aí… aí… aí a realidade bate a sua porta e você descobre que o buraco é mais embaixo e que ganhar dinheiro com um blog é tão difícil quanto montar um negócio em …