FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP DE E-MAILS   

Blogueiro: Como escolher um nicho de mercado

Não vou dizer que já me cansei de "bater na tecla" do quanto é importante você escolher um nicho de mercado antes de começar um blog (pronto, já disse), mas é a verdade.

Quando você tem a consciência de que é preciso parar, pensar e escolher sobre o que você vai tratar no seu blog, as coisas se tornam mais fáceis. E antes que você me pergunte, vamos entender.



De acordo com a Wikipédia:
"Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa)."

Bom, na prática, o que você precisa saber é que um nicho de mercado deve representar o tema, o assunto principal sobre o qual o seu blog vai tratar. E para escolher um nicho de mercado você precisa levar em conta vários fatores e responder algumas perguntas. Como por exemplo:

Qual O Seu Objetivo Com O Blog?


Essa é a pergunta chave e que você deve responder antes de qualquer outra coisa!

No momento em que estamos agora você nem precisa ter ideia do que vai escrever ou como serão seus textos, forma de edição (texto, imagens), nada! Nada disso importa agora! Tudo o que importa agora é pensar no principal motivo que te levou a querer criar um blog. Você sabe?

Se você sabe qual o motivo, então você já tem a base para escolher o seu nicho de mercado!

Qual O Seu Motivo?


Vamos ver abaixo algumas ideias baseadas nos possíveis motivos que te levaram a pensar em criar um blog. Acredito que assim, com alguns exemplos, fique mais fácil!

Ganhar Dinheiro Na Internet

Sem dúvida alguma esse é um dos principais motivos que levam a maioria das pessoas a criarem um blog. A ideia de ganhar dinheiro e ficar rico trabalhando no computador é atrativa e consegue seduzir muita gente.

E O Nicho?

Existem alguns nichos, nichos dentro de nichos, sub-nichos (chame como quiser) que podem tratar direta ou indiretamente do tema "Ganhar dinheiro na internet":

Ganhar Dinheiro

Acredito que entrar no nicho Ganhar dinheiro seja para poucos. De nada vai adiantar entrar nesse mercado apenas para copiar palavras dos outros. Em se tratando de um blog que fala diretamente sobre ganhar dinheiro, você precisa ter muito conhecimento e principalmente estar disposto a inovar sempre! O que convenhamos, não é para qualquer um!

Inovação é uma palavra-chave no meio dos blogs! E no quesito "Ganhar dinheiro" é sem dúvida a diferença entre ser o primeiro e ser só mais um.

Metablogs

Quando você pensa em "Ganhar dinheiro" você não precisa necessariamente escrever um blog sobre o tema em si. Você pode por exemplo criar um "Metablog", ou seja, um blog que ensina os outros a fazerem aquilo que você está aprendendo (o meu primeiro blog começou assim). Você aprende e ao mesmo tempo vai escrevendo tutoriais sobre o que está aprendendo. Você ganha e gera conhecimento! É uma troca mais que justa!

Programas De Afiliados E Infoprodutos

Escrever sobre programas de afiliados e/ou infoprodutos é sem dúvida um nicho bastante lucrativo. Porém, eu não me meteria a fazer isso. Por mais que tenha conhecimento e faça testes sobre, não acredito que tenha o "foco" certo. Posso até escrever alguns artigos sobre o tema e acredito que me saia bem, mas daí a criar um blog somente para falar disso, são "outros 500".

Para escrever sobre esse nicho é necessário mais que conhecimento. Você precisa de tempo de estrada e muita objetividade. Saber mesmo cada detalhe do processo e ter a "maldade" para distinguir os espertinhos de quem faz um trabalho honesto de verdade. E não se engane, não existe espaço para erros. Se você escreve elogiando um programa de afiliados ou falando bem de um determinado infoproduto, e mais tarde um ou outro se mostra uma enganação, sua credibilidade será abalada para sempre.

Investimentos e Finanças Pessoais

Se você tem conhecimento suficiente ou costuma cuidar de suas próprias finanças com êxito, você deveria levar em conta criar um blog sobre investimentos e finanças pessoais. Afinal, existem milhares de pessoas por aí que não conseguem nem manter suas contas em dia, que dirá investir algum dinheiro sozinhas. E não preciso nem dizer, o esse nicho não é um nicho recomendado para quem não consegue nem manter a conta do cartão de crédito em dia. Óbvio!

Vimos apenas alguns exemplos ligados ao nicho Ganhar dinheiro e como podemos dividir o nicho em vários outros, sem deixar de falar sobre dinheiro. E você pode fazer isso basicamente com qualquer outro nicho que te interessar. Por exemplo:

Emagrecer


Quem se interessa em emagrecer, pode muito bem escrever sobre exercícios físicos, musculação, dieta, academias, aparelhos, suplementos alimentares… são vários e vários nichos dentro do nicho emagrecer.

Filmes


Já quem gosta de filmes pode escrever sobre cinema, tv, lançamentos, cinema nacional, clássicos… Você pode muito bem montar um blog sobre os filmes que fizeram história na sessão da tarde. As possibilidades são virtualmente ilimitadas, desde que você tenha conhecimento e paixão sobre o tema.

Esportes


Qual o seu esporte preferido? Dependendo da resposta, está aí o seu nicho! Se você é aquele tipo de pessoa que só pensa no seu time, fala sobre ele o tempo todo e chega até a ser considerado irritante por isso, esse é o seu nicho! Fica muito mais fácil escrever um blog sobre o seu time de coração, que tentar concorrer diretamente com o "Esporte espetacular"!

Enfim… acredito que já deu para entender a mensagem não é mesmo?

Resumindo:

Seja Um Especialista


Dentro de cada nicho existe um pequeno nicho bem fácil de ser abordado quando olhado com uma “lente de aumento” e um blog de nicho, seja lá qual for, será muito mais lucrativo (em todos os sentidos) se for feito por alguém que entenda, que tenha conhecimento sobre aquilo que está escrevendo.

O mais importante aqui é que você escolha com o coração. Escreva sobre aquilo que você gosta e você jamais vai se arrepender.

Esqueça essa história de que tem que escrever sobre aquilo que "dá dinheiro". Pelo simples fato de que tudo "dá dinheiro". Não existe um nicho de mercado que não possa ser monetizado e que não renda o suficiente para deixar o autor feliz.

Os nichos de mercado estão aí para facilitar a sua vida em todos os sentidos. E isso inclui o lado financeiro também.

Diferente do que a maioria pensa, é infinitamente mais fácil ganhar dinheiro com um blog de nicho que com um blog de variedades. Um blog que escreve sobre qualquer coisa. Pois, quem quer falar sobre tudo, acaba não passando credibilidade em nada. São raríssimas as exceções.

Ser um especialista naquilo que você faz é a chave para o sucesso. Seja Pessoal, profissional ou financeiro.

Responda rápido: Quem ganha mais dinheiro, é mais famoso, mais aclamado, mais lembrado, mais, mais, mais?

O Zé

O jogador de futebol que começou como lateral, mas joga na zaga, no meio campo, pelos lados… e se precisar, na falta do goleiro você pode contar com ele também.

O Ronaldo

O artilheiro de todas as copas. Que se eu não me engano é especialista em chutar uma bola para dentro do gol não é mesmo? (Uma coisa tão simples né?)

O Zé pode até ser mais querido pelos companheiros de time, mas em se tratando de mercado, é dos "Ronaldos" que a grande maioria se lembra!

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

BAIXE SEU LIVRO GRÁTIS!

Publicado por Tico Esteves

Apaixonado pela vida e a família. Um Empreendedor Digital buscando ajudar as pessoas e devolver ao mundo tudo de bom que recebe. Além de ser um defensor ferrenho da lei da reciprocidade.

Saiba mais clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário