FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP DE E-MAILS   

Entrevista com 06 Freelancers gringos de sucesso

Em minhas "peregrinações" diárias por sites e blogs gringos, eis que encontro uma entrevista simplesmente maravilhosa sobre freelancers de sucesso no blog vandelaydesign.com. E claro, não poderia deixar de dividí-la com vocês. E já que nem todo mundo está muito afiado nos "ingrês", resolvi fazer uma transcrição aqui. Espero que seja tão proveitosa e inspiradora para vocês quanto foi para mim.


O que define o sucesso? Nem todo mundo tem a mesma definição para freelancers de sucesso. Para alguns, isso pode ser se tornar descontroladamente famoso na indústria. Para outros o sucesso pode vir quando se consegue pagar suas contas sendo seu próprio patrão. E ainda, a quem acredite que um freelancer de sucesso pode ser alguém que trabalha para clientes famosos e/ou ricos.

Os designers gráficos e desenvolvedores web freelances abaixo se encaixam em pelo menos uma dessas categorias acima quando o assunto é o sucesso como freelancer. Alguns deles tem formação "clássica" e alguns são autodidata. Alguns deles trabalharam para agências antes de se tornarem freelancer.Outros têm sido freelancers desde o início. Seja como for, todos parecem se especializar em mais de um conjunto de habilidades, mesmo focando em um nicho que parece desenhar-lhes a maior parte do tempo. Uma coisa é certa: cada uma das seguintes histórias são bastante inspiradoras.

Fizemos a cada um dos 6 freelancers abaixo uma pergunta:

Por que você se tornou um freelancer de sucesso ou a que você atribui o seu sucesso como freelancer?

Tenha em mente, nenhum desses freelancers bem sucedidos abaixo chegaram onde estão trabalhando somente algumas horas por dia. Eles trabalharam incontáveis ​​horas e se dedicaram a fornecer o melhor produto final possível para os clientes.

Nem todos os freelancers abaixo concordam sobre o sucesso, ou até mesmo se definem como freelancers de sucesso. Mas eles admitem que gostam do que fazem e amam ser seu próprio patrão!

Rina Miele


Site: Honey Design

Com grandes marcas como Gerber, Bourbon Wild Turkey e muitas outras como clientes, Rina Miele é certamente um enorme sucesso como designer gráfico e web freelancer. Até mesmo o design do seu próprio site é um atributo para o seu sucesso. Ao contrário de muitos outros freelancers, ela aparentemente nomeou seu negócio com um nome diferente do seu: Honey projeto (projeto "Mel"). Em 2007, em uma entrevista, porém, ela explica que seu site não está tão longe assim de usar seu nome como sua marca, porque seu sobrenome, Miele, significa "mel" em italiano (seu patrimônio). Esta marca, Mel, mais simples representa-a bem como uma designer que surge com soluções criativas que retratam com precisão seus clientes.

Ela é especializada em muitos campos, na verdade, incluindo a direção criativa, UI, design interativo, branding e identidade, tipografia e ilustração. E ela usa uma variedade de meios para realizar suas tarefas, incluindo desktop, móvel e papel. Curiosamente, Rina tem trabalhado com em conjunto com agências que tenham contratado ela para completar o trabalho do cliente, ao invés de trabalhar diretamente com os clientes.

Por que você se tornou um freelancer de sucesso ou a que você atribui o seu sucesso como freelancer?

Rina: Eu trabalho tão duro quanto posso. Durante todo o tempo. Cada projeto. Eu me sinto como um disco arranhado quando as pessoas me fazem esse tipo de pergunta (o que acontece muitas vezes, na verdade). É sempre a mesma resposta, mas realmente é o meu "segredo" para o sucesso. Isso não significa que eu não entre em pânico ou me preocupe sobre conseguir novos projetos. Isso também não significa que eu não prenda a respiração antes de clicar em "enviar". Significa apenas que todo esforço é o meu melhor.

Mantenha-se na tarefa, manter-se organizado, ser eficiente, ser honesto e permanecer aberto.

Se você não está focado no que você está fazendo, se torna uma tarefa difícil simplesmente terminar um projeto, que dirá inovar. Eu procuro me certificar de que sei o que é o quê. Eu tomo muitas notas e mantenho tudo em seu lugar. Busco estruturar o meu trabalho de uma forma que eu realmente consiga progredir. Se eu estou presa e as "rodas não estão girando", eu passo para outra coisa e volto a elas mais tarde. Com certeza, a inspiração encontra o seu caminho. Tento me comunicar abertamente com todos com quem trabalho. Minha palavra significa algo para as pessoas. Eu não vou jogar promessas vazias ao meu redor.

Eu consegui a oportunidade de trabalhar em muitos projetos diferentes, com algumas pessoas fantásticas. Eu só espero que o meu método possa sustentar o meu sucesso.

Matt Willey


Site: Matt Willey

Embora não seja tecnicamente um freelancer, Matt Willey é um empreendedor. Ele começou a trabalhar com várias agências, mas, em 2005, co-fundou o Studio8 e agora é co-fundador e editor sênior de Port Magazine. Outras realizações incluem estar no conselho de administração do projeto Editorial Design Organization, Vice-Presidente do Typographic Circle e muito mais.

Ele ganhou mais do que um punhado de muito prestigiados prémios, só para citar alguns: a Sociedade Internacional de Designers tipográficas concedeu-lhe duas Premier Awards. E este ano, ele foi nomeado "Designer do Ano" pela Creative Review.

Matt admite que ele nunca planejou ser um designer. Ele foi informado de que, devido a ser surdo, ele nunca iria frequentar uma escola normal. Mas depois de muito trabalho duro com um terapeuta da fala, ele acabou conseguindo começar seus estudos em uma escola "normal". Porém, como começou um pouco tarde, eles simplesmente o deslocaram mais para arte e desenho que outros assuntos. Matt acabou então estudando ilustração e fotografia na faculdade (que mostra nas fotos em sua conta no Instagram: mrwilley), mas como nenhum desses campos se abriu, ele se mudou para o design gráfico. Dê uma olhada no portfólio de Matt para ver o quão talentoso é este desenhista acidental. E não se esqueça de manter-se conectado com ele no Twitter: @MrMattWilley.

Por que você se tornou um freelancer de sucesso ou a que você atribui o seu sucesso como freelancer?

Matt: Eu não sou inteiramente certo que sobre essa história de ser bem sucedido, eu acho que depende de como você define isso... Eu não me sinto bem sucedido. E tenho ainda menos certeza sobre o "porquê" de tanta repercussão. Eu acho que tenho muita sorte, tanto pelas pessoas que eu conheci e trabalhei como com as oportunidades que surgiram no meu caminho. E eu também tenho trabalhado muito duro. Uma combinação de sorte e acertos!

Jake Rocheleau


Site: Jake Rocheleau

Como um jovem escritor, web designer e especialista em UI, Jake Rocheleau já foi longe em sua carreira. Ele teve trabalhos publicados em grandes publicações pela web, tais como Hongkiat, SpyreStudios, SpeckyBoy Magazine, TemplateMonster blog, design Shack e Web Design Ledger.

Leia qualquer um dos artigos de Jake, e você vai começar a ter ideia de que esse cara é realmente apaixonado pelo que faz. Em uma entrevista, ele ressalta que "a experiência do usuário é realmente o tema mais importante a considerar, porque nós construímos aplicações para o usuário. Sem ninguém para acessar a Internet, nossos sites seriam um monte de scripts em  depositados em um lento servidor de um lugar qualquer".

Dê uma olhada no site do Jake para ver muitos de seus famosos artigos e tutoriais e para ver alguns de seus trabalhos como web designer, área onde ele tem feito muito sucesso.

Ele é provavelmente um dos melhores escritores da atualidade. Se você está procurando alguns conselhos e inspiração relevante e útil, especialmente no campo da interface do usuário, então eu recomendo que você siga Jake em sua conta no Google+. Ou basta fazer uma pesquisa no Google por seu nome - esse cara está em toda parte!

Por que você se tornou um freelancer de sucesso ou a que você atribui o seu sucesso como freelancer?

Jake: Muito trabalho duro e perseverança! Verdade seja dita, eu não me sinto exatamente "bem sucedido", mas porque eu sei que há muito mais espaço para crescer. E sei que para chegar a algum lugar profissionalmente como um artista criativo exige muita entrega e estar sempre mostrando resultados. Não basta começar o trabalho, o resultado final, o trabalho feito é o mais importante. Em seguida, estou sempre me empurrando para fora da minha zona de conforto. É como eu aprendi a melhorar o meu processo criativo em geral.

Jan Cavan


Site: Jan Cavan

Seu nome completo é Jan Cavan Boulas e seu talento se destaca como designer e ilustradora. Enquanto seu trabalho fala por si, ela também tem uma grande lista de impressionantes menções e entrevistas na web, incluindo Smashing Magazine, PBS, Line25, Revista Web Designer (# 152, # 155), e muito mais.

Ela tem sido convidada para falar e ser jurada em vários eventos, como o Open Source Awards 2010, UI Design Mini Bootcamp 2012, Adobe MAX Insider 2013 e outros.

Enquanto Jan tem educação formal e uma licenciatura em engenharia informática, além de alguns cursos universitários em web design e desenvolvimento web, a maioria das suas habilidades são autodidata através principalmente de tutoriais online. Jan trabalhou para SendGrid e NationBuilder antes de voltar ao trabalho como freelancer, o que permitiu a ela a liberdade de pegar a estrada com o marido, além de caminhar, ler, cozinhar, ser voluntária em trabalhos solidários, fotografia, coleta de brinquedos e muito mais. Um fato curioso sobre Jan é que por obra do acaso ela é seguida ela é seguida por Britney Spears no Twitter!

Por que você se tornou um freelancer de sucesso ou a que você atribui o seu sucesso como freelancer?

Jan: Eu sempre fui muito motivada para aprender. Mesmo hoje em dia, eu sempre busco ter um tempo para ler e aprender com tutoriais e designers que eu admiro. Eu sei que tenho um dia de trabalho e um fluxo constante de renda, mas eu nunca me permiti ficar muito confortável com isso, porque eu poderia inadvertidamente colocar minhas habilidades de lado e o passo seguinte, seriam minhas habilidades se tornarem obsoletas. Blogar me ajudou muito também. Embora eu preciso escrever mais do que eu costumava fazer antes do blog, ele realmente me ajudou a ganhar muito mais exposição. Eu não tenho que vasculhar a Web atrás de trabalho e isso me deu a oportunidade de me dedicar a projetos que são importantes para mim.

Andy Sowards


Site: Andy Sowards

Este web designer, que é desenvolvedor e programador, além de consultor, conseguiu construir um grande nome para si mesmo, e não apenas nos campos relativos a criatividade ou tecnologia. A página inicial de seu site é realmente um blog através do qual ele construiu uma enorme quantidade de seguidores no Twitter, no Google+ e no Facebook . Ele escreve muito bem e contribui fornecendo excelentes conselhos, inspiração e recursos para colegas designers, desenvolvedores e proprietários de empresas.

No entanto, seu blog não é o seu único ponto de sucesso. Andy também se mostra brilhante nos projetos que completou para os seus clientes, quer seja trabalhalhando com back-end ou desenvolvimento front-end, design de logotipo ou mídia social, WordPress ou Tumblr, projetos ou aplicações web. Sua lista de tecnologias é bastante impressionante e inclui Photoshop, Illustrator, HTML5, CSS3, Javascript, PHP, jQuery, MySQL, e uma longa lista de frameworks. Um ponto que merece também ser mencionado quando falamos do sucesso de Andy é o fato de ser um pai muito orgulhoso que diz que seus filhos são sua motivação. De fato, em uma recente entrevista, ele admite que muitas vezes escolhe o tempo com seus filhos ao invés de horas de sono.

Por que você se tornou um freelancer de sucesso ou a que você atribui o seu sucesso como freelancer?

Andy: Eu não gosto de dizer que eu sou bem sucedido. Por quê? Porque o sucesso não é um destino, é uma jornada. E você nunca poderá dizer verdadeiramente que chegou lá, mas você pode apreciá-lo, diariamente. Eu acho que as pessoas têm muitas definições diferentes da palavra "sucesso" e o que isso significa para eles. Isso pode significar muito dinheiro, ou o reconhecimento (que eu discordaria), ou pode significar ajudar alguém ou uma causa, ou fazer algo todos os dias que você goste e estar no controle do seu tempo (que é o que está mais perto da minha definição). É preciso paixão, determinação e trabalho (muito trabalho) para se tornar bem sucedido em algo, todas essas qualidades precisam estar no lugar certo e na hora certa.


No meu caso particular, eu me tornei "bem sucedido", porque eu descobri que eu tinha uma paixão. Eu descobri a coisa que eu gostava de fazer, e depois disso eu resolvi tentar ser o melhor que pudia, porque eu gostei. Para mim, foi Web Design, Desenvolvimento e Programação - fazendo coisas criativas para a web e que outras pessoas pudessem ver, usar e se divertir. Você tem que ir a luta, sabendo que você pode fazer qualquer coisa e que o outro cara que você vê como "bem sucedido" quando começou, não era diferente de você agora, e não é mais inteligente ou mais talentoso do que você pode ser. Você tem que estar disposto a colocar no trabalho, o tempo e o esforço, para ser melhor, todos os dias. Você tem que aprender continuamente, e ficar por dentro de tudo, estar ciente do que você sabe, e aprender as coisas que você não conhece (sempre haverá algo que você não sabe) - porque se você acha que pode simplesmente chegar em um certo ponto e depois parar de aprender porque você já "fez" - você vai ter um duro choque de realidade esperando por você. O mundo à nossa volta, a tecnologia que usamos, a nossa forma de trabalhar, muda constantemente, e você tem que mudar com ele.

Se você realmente ama algo, o resultado é que você será bem sucedido no que faz, e vai se divertir fazendo isso. Isso não acontece da noite para o dia. Você tem que amar o que faz, qualquer que seja a sua escolha, para ser bem sucesso e continuar tendo sucesso, porque a viagem nunca termina, e se você não ama o que faz, você pode até ter sucesso, mas não vai continuar com ele por muito tempo. Eu também acho que a coisa que nós amamos fazer, às vezes pode se transformar em outras coisas também, e é aí que você se ramifica em outras áreas que lhe interessam e que se você ligar os pontos das coisas que você já conhece e com as áreas que você realmente gosta, é amor (e é bom fazer). Portanto, não tenha medo de correr riscos, experimentar, experimentar coisas novas, não ligue para os outros e seja você mesmo.

Se eu pudesse apontar 5 coisas que são as razões para "Por que eu sou bem sucedido", teria de ser:


  1. Liguei os pontos. Eu não acordei uma manhã dizendo "Ei, eu quero ser um web designer freelancer", eu segui os caminhos e as oportunidades (disfarçadas de trabalho e risco) e não tive medo de falhar, de modo a chegar onde estou hoje .

  2. Fiquei curioso, e ainda estou curioso. Você tem que amar para aprender e questionar tudo para realmente entender.

  3. Eu não estava com medo de trabalhar duro e passar longas horas fazendo o que eu tinha que fazer.

  4. Eu estava confiante e determinado, sabia que poderia fazê-lo, nada é impossível. Confie em si mesmo. Você pode fazer qualquer coisa. Qualquer um pode aprender qualquer coisa, ou ser bom em algo, isso só leva determinação e tempo.

  5. Fui feliz fazendo isso, e eu ainda sou. Gosto de criar coisas e aprender coisas novas. E se eu não amasse o que faço, sairia do lugar e deixaria tudo o que tenho. Você tem que querer fazer o que você faz pelas razões certas. O sucesso virá.


George Stoyanov


Site: George Stoyanov

Com projetos para clientes famosos (como Nike, BBC, Nokia, Nationwide, Dominó Pizza e tantos outros), este jovem designer gráfico encontrou o sucesso como freelancer bem cedo. George Stoyanov é especializado em design para Mobile App, design de impressão, design conceitual, interativo, design gráfico e web design. Seu estilo é agradável e criativo, provavelmente devido à abertura mental com que George se aproxima de novos projetos.

Em uma recente entrevista, George explicou que seu irmão foi quem o apresentou ao Photoshop 5.0 ainda muito jovem. E o seu amor pelo design gráfico nasceu das brincadeiras com o Photoshop, sendo George também um autodidata. Uma das maneiras que George utiliza para manter seu trabalho "fresco" é mistura de diferentes estilos, experimentando inovações e com base na sua maior fonte de inspiração: a sua própria imaginação. Este designer incrivelmente talentoso também não tem medo de começar um projeto com uma ideia e deixar que ela mude completamente até o final.

Não deixe de conferir o site de George para ver mais deste designer gráfico inspirador da Bulgária.

Por que você se tornou um freelancer de sucesso ou a que você atribui o seu sucesso como freelancer?

George: Primeiro de tudo eu quero agradecer o convite. Fico feliz em saber que meu trabalho interessa a seus leitores. Eu não tenho certeza que eu posso dar uma resposta exata para essa pergunta agora. Ao longo dos anos tenho trabalhado em projetos grandes e pequenos. Então eu acho que há um monte de coisas para aprender sobre design gráfico e publicidade. Mas posso dizer que todos que decidem ser freelancers precisam saber que eles devem trabalhar duro em suas habilidades. Todos os dias é preciso buscar e ganhar conhecimento, para determinar os seus próprios objetivos e estilo que se quer desenvolver.

Você tem que estar preparado para períodos de tempo com um monte de trabalho, e outros sem nenhum trabalho. Quando você é freelancer, você tem muito tempo para gastar com entretenimento, por exemplo. Então, você tem que saber como planejar e organizar o seu tempo. Se não o fizer, como pode alcançar o sucesso.

É sempre importante definir metas elevadas. Mas o mais importante é não desistir.Eu acho que o trabalho duro leva ao sucesso.

E você?

É um profissional da área ou está começando? Ou será que chegou até aqui por pura curiosidade?

Seja como for, aproveite para deixar sua opinião e contribuir. Conhecimento nunca é demais!

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

BAIXE SEU LIVRO GRÁTIS!

Publicado por Tico Esteves

Apaixonado pela vida e a família. Um Empreendedor Digital buscando ajudar as pessoas e devolver ao mundo tudo de bom que recebe. Além de ser um defensor ferrenho da lei da reciprocidade.

Saiba mais clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário