Pular para o conteúdo principal

Como voltar a blogar depois de muito tempo parado

Todo blogueiro sabe que a atualização do blog com o tempo passa a ser quase que automática. Você descobre o que funciona e o que não funciona e as coisas vão ficando cada vez menos complicadas. Porém, o problema é quando você passa algum tempo longe de seu blog e aquilo que era tão "fácil" passa a ser muito mais difícil do que você imaginava que poderia ser (ou se lembrava que era).


Eu costumo comparar o ato de blogar com tocar um instrumento musical. Gosto de violão e sou um "tocador" de Blues frustrado. E qualquer um que toca algum instrumento sabe, ficar muito tempo sem praticar, longe do seu instrumento é um desastre anunciado. No meu caso, uma semana longe do violão equivale a um ano de regressão no aprendizado.

Então, além do fato de perder a prática, existe também a desatualização sobre o que está acontecendo no meio. Tudo bem que uma vez ou outra você confere os seus blogs preferidos e tal, mas não é a mesma coisa. Não existe o mesmo compromisso.

A razão não importa


Existem milhares de razões para ficar sem blogar por um longo tempo (problemas pessoais ou profissionais, não importa).

Por isso, não pretendo me estender aqui e muito menos dar uma de dono da verdade, pois o certo é que não importam os motivos, o que importa é que você quer voltar. E é sobre isso que vamos falar agora. Vamos ver algumas ideias e dicas de como voltar a blogar depois de um longo tempo parado.

Tempo - Tente se organizar


Antes de voltar a blogar efetivamente, você precisa se organizar, organizar o seu tempo. Já que de nada adianta voltar a publicar um texto e ficar mais um mês afastado. Melhor nem começar!

Organize o seu dia para que você tenha no mínimo duas horas diárias para cuidar do seu blog. Já que além de escrever novos artigos, você vai precisar de tempo para divulgar os artigos, responder e-mails e comentários, além de trabalhar em novos artigos. Por isso é muito importante se organizar e separar no mínimo duas horas do seu dia para cuidar do seu blog e assuntos relacionados.

Amigos - Avise todos


Quando começamos a blogar e a nos dedicar a essa atividade, depois de um certo tempo acabamos fazendo alguns amigos, virtuais ou não, que passam a fazer parte do nosso dia. Só que quando deixamos de blogar por algum tempo, acabamos perdendo contato com a maioria deles.

Então, se você vai voltar a blogar depois de um longo tempo parado, você deve entrar em contato com os amigos que que te acompanhavam quando você blogava com frequência e avisar que está voltando. Se puder explicar os motivos de seu afastamento melhor ainda.

Avise aos amigos que está voltando e os convide a participar do seu primeiro artigo de volta. Com certeza aqueles que prezam por sua amizade farão questão de te apoiar e participar para te ajudar nessa volta.

Informação - Atualize-se antes de escrever


Quando conseguir se organizar e separar no mínimo duas horas para se dedicar ao seu blog e entrar em contato com os amigos, é hora de colocar a leitura em dia.

Por mais que você tenha lido um ou outro blog enquanto estava afastado, não é a mesma coisa que se informar sobre o que está acontecendo no seu nicho de forma séria.

Tire um ou dois dias para ler os principais blogs do seu nicho e saber exatamente sobre o que eles estão falando. Vá até os arquivos desses blogs e leia os artigos que foram publicados enquanto você esteve afastado.

Quanto maior o número de blogs dentro do seu nicho que você conseguir visitar e conferir suas últimas publicações melhor. Assim você fica atualizado sobre o que está sendo discutido no momento e de quebra vai escrever dentro de temas atuais, amenizando assim esse período que o blog ficou sem novos artigos.

Metas - Defina o que você quer


Voltar a blogar não é tão difícil quanto você pode pensar. Muito mais difícil é continuar blogando. Por isso, antes de voltar a publicar um novo artigo no seu blog, pare e pense se é isso mesmo o que você quer.

Pense bem antes de voltar e se é isso mesmo o que você quer. Se você tem certeza, então não perca mais tempo, mas se prepare. Escreva artigos extras e tenha uma reserva para os dias de falta de inspiração (quando se fica muito tempo sem escrever é fácil ficar sem inspiração/vontade/tempo e se perder sem conteúdo para continuar atualizando o blog).

E óbvio que alguns dias serão frustrantes e por muitas vezes você vai ficar desanimado, vão faltar visitas, comentários, mas…

Se blogar está no seu sangue, você já sabe como voltar a blogar depois de um longo tempo parado e tenho certeza que vai voltar para ficar!

Um abraço e até o próximo artigo!
Tico Esteves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar em casa: Como começar com pouco dinheiro

É certo que tentar aprender como ganhar dinheiro online e trabalhar em casa não é fácil como algumas pessoas estão tentando te fazer acreditar.
Porém, você e qualquer pessoa que queira trabalhar em casa e esteja disposta a seguir os passos fundamentais do empreendedorismo online, vai ter sucesso! Isso eu posso garantir!


Hoje eu vou mostrar nesse artigo, como qualquer pessoa, seja lá qual for a sua situação financeira, pode começar a trabalhar em casa e com pouco dinheiro, com um baixo investimento, conseguir ter seu próprio negócio online de forma lucrativa e a médio e longo prazo.
Importante:Este artigo foi pensando e é voltado para pessoas que querem ter um negócio online para trabalhar em casa com pouco investimento e não para quem sonha em ganhar dinheiro sem precisar investir nada (até é possível ganhar dinheiro na internet sem um investimento inicial, mas leva muito mais tempo e não vamos tratar disso hoje).

Como trabalhar em casa com pouco dinheiro
Começar a trabalhar em casa é…

Mulher Também Pode TRABALHAR EM CASA com Marketing Digital

Quem foi que disse que mulher não pode trabalhar em casa em outra cômodo que não seja na cozinha? Acorda! Já se foi o tempo em que essa ideia machista de que "lugar de mulher é na cozinha" conseguia algum espaço. Hoje as coisas são bem diferentes!
É bem provável que você já tenha visto um anúncio desse curso em algum site, rede social ou mesmo em alguma pesquisa que você realizou sobre trabalhar em casa. E que apesar disso, dele estar sendo bem promovido, pode ser que você ainda não tenha grande informação a respeito.
Por isso, neste artigo vou entrar em detalhes e te explicar direitinho o que é o Curso Viver Melhor Agora, para quem é indicado e para que serve.

Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre a autora, Karyne Otto!
Venho acompanhando o trabalho da Karyne faz algum tempo e é impressionante o quanto ela cresceu para se tornar hoje uma das maiores profissionais do marketing digital.
Mas quem é Karyne Otto?
Karyne Otto é uma empreendedora digital, que trabalha com …

Vamos Fazer Um Blog Profissional, Mas Sem Perder O Bom Humor

Está pensando em criar um blog, mas não sabe por onde começar? Ou mesmo já tem um blog, mas está desanimado? Estagnado? Vontade de desistir? Não é exclusividade sua. Você que pensa em criar um blog ou mesmo você que já tem um blog, mas não sabe muito bem o que fazer com ele, vou tentar te ajudar ok?

Faz pouco tempo que meu blog estava parado, entregue as moscas mesmo. Isso porque eu não tinha tempo, não tinha motivação e nem sabia por onde recomeçar.

Assim que eu comecei a olhar a situação mais de perto e estudar a fundo o que eu queria e como chegar lá, as coisas começaram a clarear e os resultados positivos logo apareceram!
Então, pensando em ajudar quem está começando ou quem passou pela mesma situação que eu, vou deixar aqui algumas dicas que me ajudaram e que com certeza vão te ajudar também! Vamos lá!
Estratégia é tudo
Não adianta pensar em começar alguma coisa se você não tem um plano, não sabe o que fazer e nem onde quer chegar. Antes de começar qualquer coisa você precisa def…